quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Coletivo Gourmet

Centrado em três temas (comida, cozinha e cultura) o portal do Coletivo Gourmet é uma iniciativa que promove intercâmbios e experiencias e conhecimentos gastrônicos como forma de manisfestação artístico-cultural. O portal (www.coletivogorumet.com.br) foi desenvolvido a partir de uma ação interdisciplinar, envolvendo pesquisa, produção de conteúdo e desenvolvimento de projetos em torno dos três temas que o projeto se propôs tratar.

O Coletivo Gourmet possui um layout simples, de fácil navegação. Organizado, o site possui um acesso fácil às informações, além de um bom contraste de cores - principalmente no fundo branco com os destaques em vermelho escuro.

 
Site do Coletivo Gourmet


 O Coletivo Gourmet é produzido por Rodrigo, Marcelo e Cadu, do Rio de Janeiro, e Mirella, de São Paulo. Além deles, há espaço para outras pessoas cadastradas no site mandarem suas matérias, receitas e notícias do universo gastronômico. O site também possui parceria com marcas, empresas e instituições. 

Podemos perceber que o blog é de fato coletivo por causa da grande possibilidade de interação por diversos meios. Percebemos também que, com exceção do LinkedIn, sempre tem atualizações de matérias e eventos relacionados à gastronomia.

Embora  possua uma grande possibilidade de interação por diversos meios, possuindo também alta produção em diversas redes sociais, os associados do site ainda mantém pouca atividade em uma de suas redes sociais: o LinkedIn. 

Confira mais detalhes sobre as redes utilizadas pelo Coletivo Gourmet:
  • Facebook:

Com 22.779 curtidas, o Coletivo Gourmet posta matérias abordando o universo gastronômico, como o festival gastronômico de Goiânia, palestras sobre culinária, receitas, cultivo e inovações alimentícias.


  • Instagram:

Já no Instagram, o Coletivo Gourmet possui 170 publicações, 601 seguidores e segue 369 usuários. No Instagram são postadas fotos sobre os assuntos tratados nas outras mídias digitais.


Twitter:

No twitter, o Coletivo Gourmet já postou 878 tweets, e, atualmente, segue 229 usuários e é seguido por 446. São postados tweets referentes a agenda e eventos gastronômicos e chamadas para notícias relacionadas à culinária.



  • LinkedIn
O perfil do Coletivo Gourmet no LinkedIn possui 88 seguidores, mas nenhum SlideShare e nenhum clipboard. Não é uma rede social muito acompanhada pelos produtores do site.


  • Pinterest:

O perfil do Coletivo Gourmet no Pinterest possui 9 Painéis, 414 Pin, 52 Curtidas, 123 Seguidores e segue 15 perfis. 


produzido por:
Ana Carolina
Kelly Stephane


5 comentários:

  1. A proposta do Coletivo Gourmet vai além de simplesmente divulgar receitas ou algo do tipo. O blog busca trazer conteúdos de cunho cultural, muitas vezes até mesmo filosófico. Ainda está expandindo sua atuação em redes sociais, mas tem grande potencial para consolidar suas propostas nesse meio. Gostei muito da análise proposta.

    ResponderExcluir
  2. O Coletivo Gourmet é um blog interessante pois traz tudo sobre o mundo culinário a pessoas que realmente são interessadas no assunto, um espaço totalmente reservado aos que acham que "fazer comida" não é tão simples e sim uma arte. possui agenda de eventos, receitas e ensinamentos de vários tipos de pratos e um espaço para que as pessoas possam trocar informações e se comunicar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. excelente site aos interessados. fácil acesso e bom intendimento. voce pode trocar informações, adicionar receitas e buscar outras.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o texto! O site é simples e prático. Muito legal para quem quer aprofundar seus conhecimentos nessa área.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a proposta do coletivo gourmet eles ajudam todos a enxergue a gastronomia como arte, o site e simples e de fácil navegação

    ResponderExcluir